O conglomerado Pagbank-Pagseguro ficou no topo do ranking de reclamações contra bancos, financeiras e instituições de pagamento do terceiro trimestre de 2024, divulgado nesta quinta-feira, 24, pelo Banco Central.

Segundo a nova metodologia do ranking, o Pagbank-Pagseguro teve 3.423 reclamações consideradas procedentes na extrapolação estatística feita pelo BC. Com isso, fechou o trimestre com um índice de reclamações de 104,88.

Em seguida, aparecem no ranking o C6 Bank (2.596 reclamações procedentes, ou um índice de 84,49) e o Inter (2.515 reclamações, ou 74,11).

O BC passou a considerar no seu índice de reclamações uma estimativa estatística das reclamações procedentes (EEP). Ela é obtida multiplicando o total de demandas respondidas pela razão entre o total de reclamações procedentes e o total de reclamações analisadas. O índice de reclamações equivale à EEP por milhão de clientes.

Principais pontos

  • Pagbank-Pagseguro lidera o ranking com 3.423 reclamações procedentes.
  • C6 Bank e Inter ocupam a segunda e terceira posições, respectivamente.
  • O índice de reclamações é calculado com base em uma nova metodologia do Banco Central.

Completam o top 15 do ranking do terceiro trimestre

  1. Itaú (49,97)
  2. Ame Digital (41,83)
  3. BTG Pactual/Banco Pan (37,27)
  4. Santander (34,59)
  5. Mercado Pago (34,58)
  6. Bradesco (29,88)
  7. Caixa Econômica Federal (25,29)
  8. Votorantim (20,72)
  9. Neon (20,03)
  10. Original (19,45)
  11. BB (18,15)
  12. Nubank (15,26)

O ranking reflete a crescente preocupação dos consumidores com a qualidade do atendimento e a transparência das instituições financeiras. A liderança do Pagbank-Pagseguro no ranking pode ser um indicativo de desafios que a empresa enfrenta em sua operação, especialmente em um mercado cada vez mais competitivo.

A nova metodologia adotada pelo Banco Central visa proporcionar uma visão mais clara e precisa sobre a satisfação dos clientes em relação aos serviços financeiros. Com isso, espera-se que as instituições busquem melhorias em seus processos e atendimento ao cliente, promovendo um ambiente mais saudável e confiável para os consumidores.

A divulgação deste ranking é um passo importante para a transparência no setor financeiro, permitindo que os consumidores façam escolhas mais informadas sobre onde depositar sua confiança e recursos.